Nem tinha pensado em fazer esta lista, mas a leitura deste post me deixou com vontade.
Segue a lista de todos os livros e HQs lidos em 2012.
Foram 34 no total, quaaase 3 por mês (2,83333) – um privilégio, já que o brasileiro lê em média 4 livros por ano. Estão linkados aqueles sobre os quais escrevi resenha ou drops.
JANEIRO |
O Cemitério de Praga – Umberto Eco
|
|
Muito além do nosso eu – Miguel Nicolelis
|
|
FEVEREIRO |
A Guerra dos Tronos – George R. R. Martin
|
|
Clarice, – Benjamin Moser
|
|
As aventuras de Tin Tin: O Segredo do Licorne & O Tesouro de Rackham, o terrível – Hergé
|
|
Como Treinar O Seu Dragão – Cressida Cowell
|
|
Fahreinheit 451 – Ray Bradbury
|
|
MARÇO |
Neon azul – Eric Novello
|
|
Perto do coração selvagem – Clarice Lispector (releitura)
|
|
ABRIL |
O andarilho – Bernard Cornwell
|
|
MAIO |
Battle royale – Koushun Takami
|
|
O Mistério Do Rio Das Rosas Brancas – Kizzy Ysatis
|
|
O Chamado de Cthulhu e Outros Contos – H.P.Lovecraft
|
|
JUNHO |
Amar é crime – Marcelino Freire
|
|
JULHO |
Geração Subzero – organização Felipe Pena
|
|
AGOSTO |
A Captura de Cérbero – Agatha Christie
|
|
O Incidente da Bola de Cachorro – Agatha Christie
|
|
Imaginários (volume 1) – organização Eric Novello, Saint-Clair Stockler e Tibor Moricz
|
|
SETEMBRO |
MSP Novos 50 – coordenação Sidney Gusman
|
|
Alice: Edição comentada – Lewis Carroll
|
|
Ponto cego – Felipe Colbert
|
|
Granta (volume 9) – coletânea
|
|
As esganadas – Jô Soares
|
|
OUTUBRO |
A estrela do diabo – Jo Nesbo
|
|
O Clube do Suicídio e outras histórias – Robert Louis Stevenson
|
|
V de Vingança – Alan Moore
|
|
NOVEMBRO |
Diálogos Impossíveis – Érico Veríssimo
|
|
Astronauta: Magnetar – Danilo Beyruth
|
|
Fun home – Alison Bechdel
|
|
DEZEMBRO |
MSP +50 – coordenação Sidney Gusman
|
|
Ouro da Casa – coordenação Sidney Gusman
|
|
Festa no covil – Juan Pablo Villalobos
|
|
A hospedeira – Stephenie Meyer
|
|
Eu, robô – Isaac Asimov
|
Difícil escolher as melhores leituras, mas certamente em qualquer lista – top 3, top 5, top 10 – constariam:
Fahreinheit 451 – Ray Bradbury
Festa no covil – Juan Pablo Villalobos
A Guerra dos Tronos – George R. R. Martin
E não houve nenhuma leitura ruim a ponto de eu classificar como a pior do ano. Talvez somente uma que foi de certo modo decepcionante, por não ter me acrescentado nada simplesmente por parecer apenas mais do mesmo:
Diálogos Impossíveis – Érico Veríssimo
Além dos livros lidos, há três iniciados e não finalizados (ainda):
Os irmãos Karamazov – Fiodor Dostoievski
2666 – Roberto Bolaño
A realidade oculta – Brian Greene
Leitora voraz, editora e administradora deste site.