A expressão das emoções no homem e nos animais
Charles Darwin

Estava iniciando a leitura de A linguagem das emoções (Paul Ekman) e, várias vezes no primeiro capítulo, foi citado o texto de Darwin como fonte de inspiração e de consulta. Já havia lido, mas achei que seria interessante relê-lo a fim de ter os conceitos frescos na mente ao ler o livro de Ekman.

Engana-se quem pensa que a única contibuição de Darwin à biologia foi A origem das espécies – e a teoria evolucionista estruturada a partir dele. Em conjunto com os dois volumes de A descendência do Homem e Seleção em relação ao Sexo, esta obra complementa a visão de Darwin frente à evolução. Escrito com o claro objetivo de demonstrar outros indícios que corroborassem sua obra principal, graças ao avanço da neurociência, a obra foi recentemente “redescoberta”.

Utilizando-se de várias fontes de informação para estudar as expressões, Darwin demonstra que as expressões emocionais são uma evidência consistente que reforça sua teoria de evolução das espécies.

O livro é bastante interessante e de leitura muito mais fácil que A origem das espécies. Quem tiver paciência de ler e acompanhar todos os exemplos dados no estudo de cada emoção (e são muitos) não irá se arrepender.

A expressao das emocoes no homem e nos animais

Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *