clarice na cabeceira

Clarice na cabeceira
organização: Teresa Montero

Fãs de Clarice, uni-vos!
Incrível como é grande a comunidade de leitores fãs dessa autora fabulosa. Não há como definir Clarice Lispector. Não há adjetivos suficientes para descrevê-la. É ler qualquer texto seu e identificar-se imediatamente com cada parágrafo, cada frase, cada pausa, cada suspiro nas entrelinhas. Impossível não se deixar transformar pela força, pela intensidade, pela inconformidade de suas palavras. O momento epifânico que ocorre na quase totalidade de seus contos atinge o leitor em cheio, sem rodeios, sem rotas de fuga. Não há desvio possível. A vertigem de descobrir-se parte e ao mesmo tempo alvo daquelas palavras em tresloucada explosão de vida é algo quase impossível de descrever. Há que ler e apaixonar-se.

O livro é uma coletânea de contos de Clarice, apresentados por algumas personalidades da mídia nacional, indo de Fernanda Takai a Luis Fernando Veríssimo. Para os iniciados, ótima releitura. Para os newbies, ótima oportunidade de iniciar-se no universo de Clarice. Alguns deles, eu ainda não havia lido. Gratas surpresas. Descobertas facetas de mim que eu mal poderia imaginar. Cada nova leitura, um susto, uma revelação. É Clarice. Não esperaria outra coisa ao lê-la.

Como escreve Fernanda Torres ao apresentar seu conto escolhido -“A quinta história”:

“Não há o que acrescentar. Tenho até vergonha de escrever. Qualquer comentário me parece obsoleto. Clarice me deixa muda.”

clarice na cabeceira

 

Cristine Tellier
Últimos posts por Cristine Tellier (exibir todos)
Send to Kindle

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *