Clarice na cabeceira

23 de fevereiro de 2010
in Category: Drops, Resenhas
0 826 0
Clarice na cabeceira

Clarice na cabeceira

Clarice na cabeceira
organização: Teresa Montero

Fãs de Clarice, uni-vos!
Incrível como é grande a comunidade de leitores fãs dessa autora fabulosa. Não há como definir Clarice Lispector. Não há adjetivos suficientes para descrevê-la. É ler qualquer texto seu e identificar-se imediatamente com cada parágrafo, cada frase, cada pausa, cada suspiro nas entrelinhas. Impossível não se deixar transformar pela força, pela intensidade, pela inconformidade de suas palavras. O momento epifânico que ocorre na quase totalidade de seus contos atinge o leitor em cheio, sem rodeios, sem rotas de fuga. Não há desvio possível. A vertigem de descobrir-se parte e ao mesmo tempo alvo daquelas palavras em tresloucada explosão de vida é algo quase impossível de descrever. Há que ler e apaixonar-se.

O livro é uma coletânea de contos de Clarice, apresentados por algumas personalidades da mídia nacional, indo de Fernanda Takai a Luis Fernando Veríssimo. Para os iniciados, ótima releitura. Para os newbies, ótima oportunidade de iniciar-se no universo de Clarice. Alguns deles, eu ainda não havia lido. Gratas surpresas. Descobertas facetas de mim que eu mal poderia imaginar. Cada nova leitura, um susto, uma revelação. É Clarice. Não esperaria outra coisa ao lê-la.

Como escreve Fernanda Torres ao apresentar seu conto escolhido -“A quinta história”:

“Não há o que acrescentar. Tenho até vergonha de escrever. Qualquer comentário me parece obsoleto. Clarice me deixa muda.”

clarice na cabeceira

 

Send to Kindle
, , , , ,

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *